– 1ª Aula – Aprendendo a Voar –
Após terminar meu café resolvi ir mais cedo para o campo de Quadribol, enquanto me retirava do salão, e durante todo o percurso até o campo onde lecionaria as aulas, fui cumprimentado por, e cumprimentei, alguns alunos, coisa que me deixara animado para o iniciar daquele ano. Assim que cheguei ao campo sorri, fazia tempo, muito tempo, desde a última vez que estivera em uma campo de Quadribol, quem dirá no de Hogwarts então.
Caminhei a passos lentos até o armário de vassouras e o abri, com um gesto de varinha fiz com que as vassouras ali dentro voassem e pousassem no chão, em duas fileiras, uma de frente para a outra e lado a lado, com um espaço grande o suficiente para caber dois alunos entre elas. Voltei a encarar o campo e as vassouras espalhadas pelo campo em duas fileiras, um sorriso surgiu em minha face. Esperei pacientemente pelos alunos do primeiro ano, eles foram chegando pouco a pouco, lentamente, assim que considerei que já havia se passado algo em torno de quinze minutos do início das aulas resolvi que já havia esperado demais e, enfim, dei início a primeira aula de voo do ano letivo.
- Bom dia primeiranistas... Eu sou Victor Blackheart e lecionarei a matéria de voo pra vocês, pelo menos enquanto não temos um professor para a matéria. Peço que cada um diga seu nome completo e sua casa, por favor, colaborem, sei que isso é chato então vamos terminar o mais rápido possível, ok? – os alunos continuaram quietos, sorri – Posso apontar quem vai começar com as apresentações ou simplesmente algum corajoso pode começar, fica a critério de vocês...
Sorri e aguardei, logo um aluno(a) deu um passo à frente e se apresentou, os demais foram automaticamente logo após, ouvi todos aqueles nomes, embora tivesse certeza de que não me lembraria de nenhum depois, ou pelo menos da maioria, era péssimo em guardar nomes. Assim que todos se apresentaram comecei a andar na frente dos alunos, de um canto ao outro da fila, olhando cada rosto ali presente, tão jovens.
- Antes de começar a aula, tenho duas regras básicas a passar... Primeiro não vou tolerar atrasos, na próxima aula, tratem de acordarem mais cedo ou simplesmente não participarão da aula. Segundo, exijo respeito tanto para comigo quanto para seus colegas... Muitos de vocês não conseguirão executar certas tarefas que eu pedir de imediato, voar é simples e divertido, mas assim como muita coisa no mundo exige concentração e atenção, fora que errar é humano, portanto não quero ninguém ofendendo o outro por ser melhor ou pior em algo tudo bem? – os alunos concordaram com suas cabeças, sorri abertamente – Já vi que vou adorar dar aulas para vocês!
Caminhei em direção as vassouras, sendo seguido pelos alunos, assim que ultrapassei a última vassoura me virei para os alunos e sorri.
- Ao contrário do que se diga não há segredo em aprender a voar, o que não quer dizer que seja algo simples... Por isso temos essa matéria, uma vez que voar não é simplesmente montar na vassoura... – sorri – Essa matéria serve, principalmente, para base e aperfeiçoamento de técnicas de voo, claro que quem quiser jogar quadribol um dia deverá se dedicar... Mas, sem enrolações a parte, vamos começar a aula não é mesmo? - sorri e peguei uma vassoura no chão – Graças a Merlin Hogwarts tem uma variedade relativamente grande de vassouras, de modo que posso, de certa forma, escolher com qual vassoura vocês começaram a ter aula, por isso a frente de vocês temos duas fileiras de vassouras, quero que vocês se posicionem ao lado de uma vassoura, cada aluno destro fique ao lado esquerdo da vassoura e estendam seu braço direito para frente, e cada aluno canhoto, faça o contrário.
Esperei que cada aluno se posicionasse
– As vassouras aí presentes são Swiftstick, as escolhi para começar as aulas devido ao fato delas não possuírem muita potência durante as subidas, uma vez que o exercício de hoje envolve exatamente isso...
Sorri e encarei as crianças, era possível ver a excitação nos olhos de alguns, e o medo nos de outros, aquilo me lembrava minha primeira aula de voo, embora não pudesse valer como exemplo, uma vez que meu tio fora professor de voo em Durmstrang por anos e me ensinara a voar quando eu mal tinha seis anos, motivo pelo qual sempre fui bom em voo.
- Bom crianças, vassouras são objetos mágicos como as varinhas e o xadrez bruxo, claro que de maneira diferente... – sorri ao ver o rosto confuso de alguns – O que quero dizer é que vassouras tem esse “sentimento mágico” – as crianças me olharam sem entender – Bom, quantas vezes vocês jogavam xadrez e a peça simplesmente não quis obedecer suas ordens?
Eu havia me esquecido que haviam nascidos trouxas no meio dos alunos e ele me olharam como se eu fosse louco, enquanto os demais concordavam pacificamente, gargalhei
– O que quero dizer é que a vassoura não respeita o usuário que não mostra que possui controle sobre ela, não o obedece, por isso essas aulas são fundamentais, uma vez que aqui lhes ensinarei a ter controle sobre qualquer vassoura, ter confiança de dar ordens e ela obedecer! Ao se comandar uma vassoura você precisa ter confiança nas suas palavras ou ela simplesmente ignorará você e jamais lhe obedecerá.
Sorri e encarei novamente a turma, talvez se demonstrasse fosse melhor do que tentar explicar, me posicionei ao lado de uma vassoura e estendi a mão.
- Como disse, para a vassoura lhe obedecer você precisa demonstrar confiança em suas palavras, dessa maneira. Suba!
A vassoura em seguida subiu até parar em minha mão, levando-a um pouco para cima, por causa do impulso, a segurei e encarei os alunos, alguns olhavam normalmente, outros espantados
– Fácil, não? Façam isso agora, assim que todos vocês conseguirem nós prosseguiremos.
Deixei que os alunos tentassem fazer o mesmo, observando e auxiliando os com mais dificuldades.
Não demorou muito para finalmente todos terem conseguido, não consegui deixar de exibir um sorrio no rosto, estava realmente feliz com a turma que tinha aquele ano, embora alguns tivessem me impressionado mais que outros.
- Bom.... Agora vamos a parte divertida... Quero que montem nas vassouras e tentem dar um pequeno impulso contra o chão, quero que tentem manter o controle sob a vassoura e que fiquem pairando a poucos centímetros do chão e, por favor, segurem firme no cabo. – alguns alunos riram, outros começaram a se preparar e montar nas vassouras, sorri e voltei a repetir o que havia dito – De acordo com preferências por usar os dois ou apenas um pé, enfim, deem um empurrão no chão para pegarem impulso. Por favor, sejam cuidadosos e não usem muita força inicialmente. Não quero levar ninguém para a enfermaria hoje... – demonstrei como se fazia dando um pequeno impulso e indo para a, pelo menos, um metro do chão – E quando quiserem voltar ao chão apenas se inclinem para frente, assim. – demonstrei o movimento até conseguir tocar o solo com os pés, descendo da vassoura logo em seguida, sorrindo para os alunos – Muito simples não é mesmo? Bem... Podem começar.
A maioria dos alunos pareciam excitados e em questão de segundos todos começaram a tentar, até mesmo os mais assustados faziam suas tentativas, era gratificante ver aquilo. Uns tinham mais dificuldade, outros menos, mas isso era normal para os novatos.
- Bom, para tornar a aula ainda mais divertida, quero que cada aluno fique pelo menos a quatro metros de distância do chão. Mas não se afobem, ou se preocupem, ainda há bastante tempo e eu ficarei aqui até o último aluno conseguir.
Puxei a varinha das vestes e conjurei ali um medidor que se estendia em grande parte do campo de Quadribol indicando os quatro metros que eu havia pedido. Sorri e observei as tentativas dos alunos, ajudando um outro.
Caminhei a passos lentos até o armário de vassouras e o abri, com um gesto de varinha fiz com que as vassouras ali dentro voassem e pousassem no chão, em duas fileiras, uma de frente para a outra e lado a lado, com um espaço grande o suficiente para caber dois alunos entre elas. Voltei a encarar o campo e as vassouras espalhadas pelo campo em duas fileiras, um sorriso surgiu em minha face. Esperei pacientemente pelos alunos do primeiro ano, eles foram chegando pouco a pouco, lentamente, assim que considerei que já havia se passado algo em torno de quinze minutos do início das aulas resolvi que já havia esperado demais e, enfim, dei início a primeira aula de voo do ano letivo.
- Bom dia primeiranistas... Eu sou Victor Blackheart e lecionarei a matéria de voo pra vocês, pelo menos enquanto não temos um professor para a matéria. Peço que cada um diga seu nome completo e sua casa, por favor, colaborem, sei que isso é chato então vamos terminar o mais rápido possível, ok? – os alunos continuaram quietos, sorri – Posso apontar quem vai começar com as apresentações ou simplesmente algum corajoso pode começar, fica a critério de vocês...
Sorri e aguardei, logo um aluno(a) deu um passo à frente e se apresentou, os demais foram automaticamente logo após, ouvi todos aqueles nomes, embora tivesse certeza de que não me lembraria de nenhum depois, ou pelo menos da maioria, era péssimo em guardar nomes. Assim que todos se apresentaram comecei a andar na frente dos alunos, de um canto ao outro da fila, olhando cada rosto ali presente, tão jovens.
- Antes de começar a aula, tenho duas regras básicas a passar... Primeiro não vou tolerar atrasos, na próxima aula, tratem de acordarem mais cedo ou simplesmente não participarão da aula. Segundo, exijo respeito tanto para comigo quanto para seus colegas... Muitos de vocês não conseguirão executar certas tarefas que eu pedir de imediato, voar é simples e divertido, mas assim como muita coisa no mundo exige concentração e atenção, fora que errar é humano, portanto não quero ninguém ofendendo o outro por ser melhor ou pior em algo tudo bem? – os alunos concordaram com suas cabeças, sorri abertamente – Já vi que vou adorar dar aulas para vocês!
Caminhei em direção as vassouras, sendo seguido pelos alunos, assim que ultrapassei a última vassoura me virei para os alunos e sorri.
- Ao contrário do que se diga não há segredo em aprender a voar, o que não quer dizer que seja algo simples... Por isso temos essa matéria, uma vez que voar não é simplesmente montar na vassoura... – sorri – Essa matéria serve, principalmente, para base e aperfeiçoamento de técnicas de voo, claro que quem quiser jogar quadribol um dia deverá se dedicar... Mas, sem enrolações a parte, vamos começar a aula não é mesmo? - sorri e peguei uma vassoura no chão – Graças a Merlin Hogwarts tem uma variedade relativamente grande de vassouras, de modo que posso, de certa forma, escolher com qual vassoura vocês começaram a ter aula, por isso a frente de vocês temos duas fileiras de vassouras, quero que vocês se posicionem ao lado de uma vassoura, cada aluno destro fique ao lado esquerdo da vassoura e estendam seu braço direito para frente, e cada aluno canhoto, faça o contrário.
Esperei que cada aluno se posicionasse
– As vassouras aí presentes são Swiftstick, as escolhi para começar as aulas devido ao fato delas não possuírem muita potência durante as subidas, uma vez que o exercício de hoje envolve exatamente isso...
Sorri e encarei as crianças, era possível ver a excitação nos olhos de alguns, e o medo nos de outros, aquilo me lembrava minha primeira aula de voo, embora não pudesse valer como exemplo, uma vez que meu tio fora professor de voo em Durmstrang por anos e me ensinara a voar quando eu mal tinha seis anos, motivo pelo qual sempre fui bom em voo.
- Bom crianças, vassouras são objetos mágicos como as varinhas e o xadrez bruxo, claro que de maneira diferente... – sorri ao ver o rosto confuso de alguns – O que quero dizer é que vassouras tem esse “sentimento mágico” – as crianças me olharam sem entender – Bom, quantas vezes vocês jogavam xadrez e a peça simplesmente não quis obedecer suas ordens?
Eu havia me esquecido que haviam nascidos trouxas no meio dos alunos e ele me olharam como se eu fosse louco, enquanto os demais concordavam pacificamente, gargalhei
– O que quero dizer é que a vassoura não respeita o usuário que não mostra que possui controle sobre ela, não o obedece, por isso essas aulas são fundamentais, uma vez que aqui lhes ensinarei a ter controle sobre qualquer vassoura, ter confiança de dar ordens e ela obedecer! Ao se comandar uma vassoura você precisa ter confiança nas suas palavras ou ela simplesmente ignorará você e jamais lhe obedecerá.
Sorri e encarei novamente a turma, talvez se demonstrasse fosse melhor do que tentar explicar, me posicionei ao lado de uma vassoura e estendi a mão.
- Como disse, para a vassoura lhe obedecer você precisa demonstrar confiança em suas palavras, dessa maneira. Suba!
A vassoura em seguida subiu até parar em minha mão, levando-a um pouco para cima, por causa do impulso, a segurei e encarei os alunos, alguns olhavam normalmente, outros espantados
– Fácil, não? Façam isso agora, assim que todos vocês conseguirem nós prosseguiremos.
Deixei que os alunos tentassem fazer o mesmo, observando e auxiliando os com mais dificuldades.
(...)
Não demorou muito para finalmente todos terem conseguido, não consegui deixar de exibir um sorrio no rosto, estava realmente feliz com a turma que tinha aquele ano, embora alguns tivessem me impressionado mais que outros.
- Bom.... Agora vamos a parte divertida... Quero que montem nas vassouras e tentem dar um pequeno impulso contra o chão, quero que tentem manter o controle sob a vassoura e que fiquem pairando a poucos centímetros do chão e, por favor, segurem firme no cabo. – alguns alunos riram, outros começaram a se preparar e montar nas vassouras, sorri e voltei a repetir o que havia dito – De acordo com preferências por usar os dois ou apenas um pé, enfim, deem um empurrão no chão para pegarem impulso. Por favor, sejam cuidadosos e não usem muita força inicialmente. Não quero levar ninguém para a enfermaria hoje... – demonstrei como se fazia dando um pequeno impulso e indo para a, pelo menos, um metro do chão – E quando quiserem voltar ao chão apenas se inclinem para frente, assim. – demonstrei o movimento até conseguir tocar o solo com os pés, descendo da vassoura logo em seguida, sorrindo para os alunos – Muito simples não é mesmo? Bem... Podem começar.
A maioria dos alunos pareciam excitados e em questão de segundos todos começaram a tentar, até mesmo os mais assustados faziam suas tentativas, era gratificante ver aquilo. Uns tinham mais dificuldade, outros menos, mas isso era normal para os novatos.
- Bom, para tornar a aula ainda mais divertida, quero que cada aluno fique pelo menos a quatro metros de distância do chão. Mas não se afobem, ou se preocupem, ainda há bastante tempo e eu ficarei aqui até o último aluno conseguir.
Puxei a varinha das vestes e conjurei ali um medidor que se estendia em grande parte do campo de Quadribol indicando os quatro metros que eu havia pedido. Sorri e observei as tentativas dos alunos, ajudando um outro.
- Informações Adcionais:
- Critérios de Avaliação da Aula:
1) Desempenho no post: Isso não significa a quantidade de linhas, mas sim a qualidade do post e o aproveitamento da aula.
2) Desempenho na disciplina: O aluno tem total liberdade para escrever como bem entender, mas gostaria que se lembrassem que vocês tem entre 11 e 12 anos, e alguns jamais postaram qualquer ação com vassouras, então tenham isso em mente quando forem escrever. Ou seja, você não precisa ser nenhum gênio, porém, mostrando interesse e participação na aula, será bem avaliado.
3) Desempenho na disciplina²: Caso o aluno decida que a matéria de Voo, seja uma matéria cuja qual ele não se saíra bem (afinal, muitos alunos não são bons em determinadas matérias, podendo até mesmo receber a nota de “trasgo” ao final do ano), ele só precisa enviar uma mp informando-me isso, obviamente sua nota na matéria será ruim, porém ela não influenciará em seus pontos para a taça das casas.
4) Interação com colegas/professoras/etc. (opcional): São sempre bem vindas, porém nada que extrapole o senso comum.
5) Impressão do aluno sobre a aula (opcional): Isso é um pedido meu em particular, que o aluno, ao término do post, diga o que achou da aula. Isso é interessante para que eu possa avaliar se as aulas estão ou não no rumo certo, ou seja, se agradam ou não. (postar essa impressão em spoiler).
6) Qualquer crítica ou sugestão é sempre bem-vinda.Distribuição de Pontos para a Taça das Casas:
Eu darei até 10 pontos pela postagem, porém ela será avaliada da seguinte forma:
· 0 a 2 pontos (Estética)
· 0 a 3 pontos (Ortografia e gramática)
· 0 a 5 pontos (Criatividade)
Não precisam se preocupar, assim como vocês eu também posso errar, por isso pequenos erros serão tolerados.Pontuações extras:
· + 10 pontos para a Melhor Post - O mais bem escrito e criativo;
· + 10 pontos para o Melhor aluno(a) – Como permitirei, e até incentivarei, que nem todos os alunos sejam experts e peritos naturais em voo, pode ser que o melhor post e o melhor aluno não tenham qualquer ligação;
· + 10 pontos para o aluno que surpreender;
Obs.: Vale lembrar que cada aluno será pontuado apenas em uma das categorias, para ser justo com os demais, sendo possível pontuar em mais de uma apenas se não houverem postagens suficientes (o que espero que não ocorra) ou se os demais posts forem muito inferiores (o que também espero que não ocorra)Retirada de Pontos:
Serão retirados 2 pontos da nota final de quem não possuir todos os materiais da lista de materiais de Hogwarts, isso para incentivar a compra dos materiais.Distribuição de Pontos para a Aula:
Eu utilizarei um sistema diferente para pontuar minhas aulas, vocês receberam notas de 0 a 10 em cada uma de minhas aulas, elas serão dadas com base nas aulas, nos trabalhos, nas atividades fora de sala e etc. Ao final das 4 aulas aplicadas será feita uma média e então será dada a nota final.
O sistema de notas que utilizarei será o seguinte:
• O = Ótimo (Aprovado, deve continuar para NIEM.) – 10 pontos.
• E = Excede Expectativas (Aprovado, deve quase sempre continuar para NIEM.) – 8 a 9 pontos.
• A = Aceitável (Aprovado, raramente continua para NIEM.) – 6 a 7 pontos.
• P = Passável (Reprovado, deve repetir matéria.) – 5 pontos.
• D = Deplorável (Reprovado, não deve receber crédito por NOM.) – 3 a 4 pontos.
• T = Trasgo (Reprovado, com distinção. Mais de um T pode significar uma recusa em outros NIEMs.) – 0 a 2 pontos.
Obs.: O método para arredondamento será definido pelo professor.
Dúvidas e/ou sugestões para as aulas envie MP
NarraçãoVictorPensamento