Voo – Quadribol
Eu caminhava rumo o Salão Principal, queria comer alguma coisa antes de minha aula de voo, de modo que entro rapidamente no salão e caminho em direção a mesa dos professores, pego um pedaço de torta de limão e o mastigo, em pé e rápido demais, havia certo movimento ali, mas eu ainda tinha que preparar o campo para a aula e não queria me atrasar, visando aquilo eu engulo rapidamente o pedaço de torta e parto para o campo. Assim que chego vou rapidamente colocando tudo em ordem, havia planejado mais uma brincadeira que uma aula, Desde o incidente no campo de Quadribol ainda não havíamos tido aula e, se juntássemos isso ao fato do que ocorreu no baile, eu queria uma aula agradável para os alunos.
Após todo o trabalho sorrio olhando ao redor, tudo está preparado, as vassouras estão em formação no chão à espera dos alunos, o baú de madeira jaz aos meus pés, e embora se mexa um pouco, está tudo sob controle, a única coisa que parece faltar de fato são os alunos. Sorri e observei o tempo, o Sol brilhava, e não havia vestígios de nuvens no céu, e a brisa leve praticamente beijava meu rosto, ou seja, era um dia perfeito para uma aula de voo.
Assim que termino meu pensamento os alunos começam a chegar em grupos, sorri, após o primeiro ano dificilmente se via um aluno andando sozinho, assim que se aproximam eles param a curta distância, esperando ordens, alguns deles cochicham, sorrio e deixo mais alguns minutos passarem. Assim que o tempo se passa, e quando sou capaz de ouvir o inconfundível sinal de Hogwarts, que indica que a aula pode ser iniciada, respiro fundo e dou um passo à frente, procurando ficar mais próximo dos alunos possível.
- Bom dia alunos! - cumprimento-os com um sorriso no rosto – Espero que não tenham se esquecido de mim! Aos que não tive a honra de conhecer me chamo Victor Blackheart... – sorri e respirei fundo – Aos que não tive a honra de conhecer me chamo Victor Blackheart.
Sorrio e resolvo iniciar as aulas, dobro as mangas da camisa até deixar meus antebraços à mostra e faço um gesto, em direção a eles.
- Cada um de vocês, por favor, coloquem-se ao lado de uma das vassouras. - peço gesticulando em direção as vassouras que jazem organizadamente dispostas lado a lado, no chão – Bom, suponho que vocês já saibam alguma coisa sobre voo, certo? – questiono sorrindo, alguns balançam a cabeça afirmativamente - Ótimo! Bom, então vamos começar a aula com uma pergunta... Quem aí sabe o que é Quadribol?
Alguns alunos levantam a mão rapidamente, não contive o sorriso, era obvio que todos ali conheciam o esporte, ele era o mais famoso, não somente em Hogwarts, mas em toda a Inglaterra, e um dos mais praticados no mundo.
- Bom, Quadribol é o esporte bruxo mais famosos de todos os tempos... – sorrio e começo a explicar para os com aparência mais confusa sobre o esporte - No quadribol, dois times se enfrentam em uma disputa de pontos por acertos aos aros nas duas áreas. A disputa só termina quando a principal bola em campo é capturada por um dos dois times, o pomo de ouro. Vamos começar falando mais das bolas que utilizamos no Quadribol.
Me aproximo de um baú um pouco mais atrás de mim, o abro lentamente, alguns alunos o encaram sorrindo, já sabiam o que se encontrava ali, outros o olham mais apreensivos, olho o conteúdo do baú, analisando-o, e apanho a maior bola ali, uma bola vermelha que estendia no ar.
- Essa é a goles! Ela mede trinta centímetros e meio de diâmetro e não possui nenhuma costura. A goles fica em posse dos artilheiros e deve ser arremessada através qualquer um dos aros do time oposto para que o ponto seja válido. Cada goles arremessada através de um aro concede ao time 10 pontos. - arremesso a goles em direção a um aluno, ele a pega e olha, parecia que nunca tinha tocando em uma antes, depois começa a passar para os demais colegas, para que eles também a observassem. Sorrio e pego um bastão de dentro do baú e aceno com a varinha em direção ao baú, fazendo uma bola de ferro subir voando uns dois metros, rebatendo-a com o bastão de madeira - Esses são os balaços! Eles são feitos de ferro e possuem vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços tem a função de perseguir e derrubar o jogador mais próximo que ele avistar em campo. O balaço é feito exclusivamente para tornar o jogo mais difícil e para derrubar jogadores desatentos.
O balanço rebatido retorna freneticamente em minha direção, sorrio e aponto a varinha para ele, fazendo-o parar, depois o guardo e prendo dentro do baú, assim que o faço pego a menor bola vista até agora. Do tamanho de uma noz, dotada de duas asinhas, a bola dourada sai voando com um bater de asas similar a de um beija-flor, saindo da vista dos alunos destreinados para observá-lo.
- E este é o pomo de ouro! Ele é enfeitiçado para fugir à captura do apanhador pelo maior tempo possível. A captura do pomo de ouro encerra um jogo de Quadribol e rende ao time que a capturou 150 pontos no placar. A captura de um pomo de ouro mais rápida de todos os tempos foi feita por Rodrigo Pumpton em 1921, dando em três segundos e meio a vitória ao Tornados de Tutshill contra o Catapultas de Caerphilliv. Bom... – passo os olhos ao redor do campo, procurando o pomo de ouro que já tinha sumido de vista a alguns minutos – Vamos falar sobre as posições dos jogadores dentro do Quadribol.
Monto na vassoura e começo a flutuar, giro o cabo da vassoura e aponto em direção aos três aros da ponta direita do campo.
- O goleiro tem a função de impedir que a goles seja arremessada através de um dos três aros! Ele pode realizar suas defesas com as mãos, com os pés, com a cabeça ou até mesmo com a própria vassoura! – inclino a vassoura em direção ao centro do campo, virando de cabeça para baixo para apanhar o bastão de madeira largado ali no gramado. Termino o giro, inclinando a vassoura para cima – Os batedores devem proteger os jogadores do seu time dos balaços e devem fazer isso os lançando nos jogadores adversários... Os batedores não podem fazer gols e podem circular o campo inteiro. – apoio o bastão no ombro – E por falar em gols, obviamente, o artilheiro deve fazer pontos jogando a goles através do aros, eles podem fazer esse arremesso usando qualquer parte do corpo e, também, da vassoura.
Sorrio e passo os olhos pelo campo, observando um flagelo dourado cruzar a arquibancada da Sonserina, inclino a vassoura e parto em grande velocidade atrás do objeto, enquanto grito com pausas para respiração.
- O APANHADOR TEM O OBJETIVO DE CAPTURAR O POMO DE OURO, FINALIZAR O JOGO E... – dou um looping perseguindo o pomo de ouro pelos aros da ponta esquerda - GANHAR 150 PONTOS AO SEU TIME!
Mergulho perpendicularmente em direção ao solo, esticando a mão direita e puxando com violência a ponta da vassoura com a mão esquerda, flutuando em direção aos alunos com o pomo em mãos. Sorrio e desço com a vassoura, guardando o pomo logo a seguir, assim que guardo volto a encarar os alunos.
- Como vocês recém aprenderam as noções básicas de voo, não vou começar com nada difícil. Vocês não irão jogar uma partida de Quadribol na primeira aula, mas, se forem bem nesta aula, podemos pensar na ideia. - alguns alunos pareceram se animar com a notícia - Por enquanto, vão treinar coisas que remetem ao Quadribol... Peguem suas vassouras. – assim que termino de falar eles começam a pedir para a vassoura para subir até suas mãos e logo depois que todos já as tem em mãos, volto a falar – Dentro deste esmo baú há vários pomos de ouro... Não faço ideia de quantos na verdade. – sorri e encarei os alunos – A missão de vocês é pegá-los... Simples não é mesmo? – sorri e caminhei até o baú, libertando os pomos – Os limites da brincadeira são o campo de Quadribol e eu enfeiticei os pomos para eles serem mais lentos do que o normal, caso contrário seria impossível de vocês apanharem-nos. Assim que vocês tocarem em um pomo eles congelaram e colaram em você! – sorri e encarei os alunos – Se tiverem qualquer problema, estarei aqui, então não se preocupem.
Apanhei o apito que jazia pendurado em uma corda em meu pescoço, levando-o a boca e soprando, iniciando a brincadeira.
- Regras do Jogo:
- Regras do Jogo:
1ª – É proibido postagens simultâneas de um mesmo aluno, bem como pegar mais de uma pomo por postagem.
2ª – Ao se atingir 5 pomos pegos, o aluno deverá descer ao solo e guardar os pomos em uma caixa com o seu nome, durante essa postagem ele não poderá pegar pomo algum.
3ª – Uma vez no solo, o aluno deverá aguardar duas postagens para voltar a postar.
4ª – Descer ao solo antes de ter 5 pomos gera punição de perda de 1 pomo.
5ª – Como chão está enfeitiçado para amortecer as quedas, ninguém se machuca ao cair nele.
6ª – Um aluno pode derrubar outros alunos.
7ª – Você só pode executar uma única ação por post (PEGAR O POMO, DESCER ou DERRUBAR ALGUÉM).
8ª – Só se pode derrubar um aluno por post.
Bom jogo!
Obs.: Por ser a primeira aula que posto deste modelo, como um jogo, gostaria que deixassem a opinião de vocês a respeito disso em spoiler.- Informações Off:
- Critérios de Avaliação da Aula:
1) Desempenho no post: Isso não significa a quantidade de linhas, mas sim a qualidade do post e o aproveitamento da aula.
2) Desempenho na disciplina: O aluno não precisa ser nenhum gênio, porém, mostrando interesse e participação na aula, será bem avaliado.
3) Desempenho na disciplina²: Caso o aluno decida que a matéria de Voo, seja uma matéria cuja qual ele não se saíra bem (afinal, muitos alunos não são bons em determinadas matérias, podendo até mesmo receber a nota de “trasgo” ao final do ano), ele só precisa enviar uma mp informando-me isso, obviamente sua nota na matéria será ruim, porém ela não influenciará em seus pontos para a taça das casas.
4) Interação com colegas/professoras/etc. (opcional): São sempre bem vindas, porém nada que extrapole o senso comum.
5) Impressão do aluno sobre a aula (opcional): Isso é um pedido meu em particular, que o aluno, ao término do post, diga o que achou da aula. Isso é interessante para que eu possa avaliar se as aulas estão ou não no rumo certo, ou seja, se agradam ou não. (postar essa impressão em spoiler).
6) Qualquer crítica ou sugestão é sempre bem-vinda.Distribuição de Pontos para a Taça das Casas:
Eu darei até 10 pontos pela postagem, porém ela será avaliada da seguinte forma:
• 0 a 2 pontos (Estética)
• 0 a 3 pontos (Ortografia e gramática)
• 0 a 5 pontos (Criatividade)
Não precisam se preocupar, assim como vocês eu também posso errar, por isso pequenos erros serão tolerados.Distribuição de Pontos para a Aula:
Eu utilizarei um sistema diferente para pontuar minhas aulas, vocês receberam notas de 0 a 10 em cada uma de minhas aulas, elas serão dadas com base nas aulas, nos trabalhos, nas atividades fora de sala e etc. Ao final das 4 aulas aplicadas será feita uma média e então será dada a nota final.
O sistema de notas que utilizarei será o seguinte:
• O = Ótimo (Aprovado, deve continuar para NIEM.) – 10 pontos.
• E = Excede Expectativas (Aprovado, deve quase sempre continuar para NIEM.) – 8 a 9 pontos.
• A = Aceitável (Aprovado, raramente continua para NIEM.) – 6 a 7 pontos.
• P = Passável (Reprovado, deve repetir matéria.) – 5 pontos.
• D = Deplorável (Reprovado, não deve receber crédito por NOM.) – 3 a 4 pontos.
• T = Trasgo (Reprovado, com distinção. Mais de um T pode significar uma recusa em outros NIEMs.) – 0 a 2 pontos.
Obs.: O método para arredondamento será definido pelo professor.Dúvidas e/ou sugestões para as aulas envie MP
NarraçãoVictor