Herbologia – Aula Prática
Eu fitava a janela do meu quarto quando vi o sol aparecer por entre as montanhas, aquela paisagem era belíssima, abaixo o gramado esverdeado reluzia devido ao orvalho. Voltei a realidade quando meu despertador começou a soar, algo incômodo e irritante, porém caminhei até ele e o desliguei. Após aquilo fiz a higiene pessoal e por fim sai vestido do banheiro, eu estava preparado para enfrentar uma turma de primeiranistas. Encarreguei-me de apanhar uma maleta no armário e decidido sai do meu aposento
Por sorte era uma manhã quente, o caminho até a estufa de Herbologia era um pouco cansativo, mas com certeza, a paisagem e as árvores frutíferas ao redor recompensavam tal esforço. A trilha é longa, estreita e feita de pedregulhos, o que normalmente ocasionava em belos tombos dos alunos, e meus também, quando me distraio olhando as árvores e os frutos.
Ao chegar às estufas fui em direção ao armário onde ficavam as luvas de escamas de dragão, peguei uma para min e distribui as demais entre as bancadas onde no dia anterior já havia separado os vasos com Urtigas que fariam parte do estudo da aula de hoje, olhei para relógio e percebi que estava quase na hora dos alunos chegarem, fui até a minha bancada que ficava próxima da lousa, e com o movimento rápido preenchi a lousa com o conteúdo da aula.
Os primeiros alunos chegaram em pequenos grupos, para mim além do estudo de ponta que Hogwarts fornecia a oportunidade de se conhecer e fazer novas amizades era magnifica, quando o sinal tocou fechei a porta da estufa com minha varinha.
– Sejam bem-vindos a estufa meus caros alunos, não vejo razão para rodeios uma vez que vocês, provavelmente, já enjoaram de ver minha cara por aí em outras aulas. – sorri – Logo aproximem-se das bancadas e coloquem as luvas por favor. - coloquei as minhas luvas e esperei até que todos estivessem se apresentado e calçado as luvas – Aqui não vou ensinar vocês a mexerem com poções nem como combater criaturas, mas levar a vocês os amplos conhecimentos da Herbologia. Ela é como uma arte...
Peguei minha varinha de um bolso interno da veste e numa pronúncia fiz um buquê de rosas saírem da ponta da varinha, estudei as feições dos alunos.
– Mas se você for desatento o suficiente, poderá se machucar seriamente, pois as plantas podem ser mortais.
O buquê de rosas murchou e a cor vermelha derramou dela como sangue, deixando-a preta, sorri e desfiz o feitiço, guardando minha varinha logo em seguida
- Sabemos bem que existem dois mundos que por mais que sejam semelhantes são distintos. Plantas há em quase todo canto do mundo, tanto no dos trouxas como no dos bruxos, mas há uma diferença. As plantas e ervas trouxas são mais utilizadas como ervas medicinais, mas também as trouxas têm uma mania incansável de querer embelezar seus lares com plantas, sejam elas verdadeiras ou artificiais. - sorri e continuei a falar – As plantas em nosso mundo são mais utilizadas na medibruxaria e em poções, porém também servem para guardar tesouros, transfigurar e... Matar, machucar gravemente, deixá-lo louco vendo coisas que não são reais. - os alunos ficaram mais atentos nas minhas últimas palavras, acredito que para os alunos que viviam no mundo trouxa não saberiam que as dóceis plantas do seu mundo fossem tão diferentes das mágicas -[/color] Mas chega de tanta teoria, hoje vocês terão contato com as plantas... Como percebem devemos tomar certos cuidados quando estamos em contato com elas, vocês poderiam me dizer quais são os principais EPIS, ou seja, Equipamentos de Proteção Individuais mais usados na Herbologia? uma dica são apenas quatro. [/color]
Ouvi a respostas de cada aluno atenciosamente, assim quando o ultimo aluno respondeu complementei.
- Muito bem... A resposta correta, como dito, são as luvas das quais estou usando, geralmente de escamas de dragão, o abafador dos quais usaremos quando trabalhamos com plantas magicas que tem um poder sonoro muito grande, os óculos de proteção que são usados geralmente quando trabalhamos com plantas tóxicas e que podem disparar espinhos e os aventais padrão que nos protegem de espinhos e de eventuais acidentes.
Fiz uma pequena pausa e observei as expressões de cada jovem rosto que estava em minha frente
- Bem vamos começar, hoje estudaremos as Urtigas que são plantas não magicas.
Apontei a varinha para o quadro onde as letras se destacaram.
- Quadro 01:
- Urtiga
Encontradas em praticamente todo o mundo, com exceção de desertos, essa planta possui pelos eriçados com caule torto, cuja picada produz um ardor especial. Não é considerada como venenosa, pois o efeito de seu ardor é cessado em apenas uma semana. Deve ser manuseada com luvas de escama de Dragão, mesmo quando secas.
- A tarefa de hoje será bem simples, peguem as tesouras que se encontram na bancada e cortem dois dedos abaixo do caule da planta assim. - demonstrei cortando facilmente a planta que estava em meu balcão - Quero que cada um de vocês cortem seis folhas, para que tenham o primeiro contato com as plantas e ao mesmo tempo ajudem a manter o estoque de itens para poções de Hogwarts.
Fui andando e auxiliando os que tinham algum problema no manuseio da tesoura, era uma aula simples, mas não queria nenhum acidente naquela aula, logo depois ouço o sinal tocar.
- Muito bem por hoje é só deixem as folhas cortadas dentro dessas embalagens plásticas devidamente identificas em cima do balcão e quero um trabalho para a próxima aula sobre o Visgo-do-Diabo... Agora saiam sem correr da estufa e até a próxima aula.
Arrumei as bancadas para a próxima aula, fechei a estufa e sai em direção ao salão principal para o almoço.
- Atividade em Sala e Trabalho:
- Atividade em Sala
Surpreenda-me, explane suas ideias, por mais absurdas que possam parecer, explicando a lógica que elas possuem. Toda ideia é válida se bem fundamentada então façam uma aula divertida e criativa.Trabalho
Todos devem me entregar um pergaminho devidamente identificado sobre os métodos de se identificar se uma planta magica, isso valerá 5 pontos na próxima aula.
Obs: O trabalho deverá ser postado em Spoiler na próxima aula
- Informações Off:
- Critérios de Avaliação da Aula:
1) Desempenho no post: Isso não significa a quantidade de linhas, mas sim a qualidade do post e o aproveitamento da aula.
2) Desempenho na disciplina: O aluno não precisa ser nenhum gênio, porém, mostrando interesse e participação na aula, será bem avaliado.
3) Desempenho na disciplina²: Caso o aluno decida que a matéria de Voo, seja uma matéria cuja qual ele não se saíra bem (afinal, muitos alunos não são bons em determinadas matérias, podendo até mesmo receber a nota de “trasgo” ao final do ano), ele só precisa enviar uma mp informando-me isso, obviamente sua nota na matéria será ruim, porém ela não influenciará em seus pontos para a taça das casas.
4) Interação com colegas/professoras/etc. (opcional): São sempre bem vindas, porém nada que extrapole o senso comum.
5) Impressão do aluno sobre a aula (opcional): Isso é um pedido meu em particular, que o aluno, ao término do post, diga o que achou da aula. Isso é interessante para que eu possa avaliar se as aulas estão ou não no rumo certo, ou seja, se agradam ou não. (postar essa impressão em spoiler).
6) Qualquer crítica ou sugestão é sempre bem-vinda.Distribuição de Pontos para a Taça das Casas:
Eu darei até 10 pontos pela postagem, porém ela será avaliada da seguinte forma:
• 0 a 2 pontos (Estética)
• 0 a 3 pontos (Ortografia e gramática)
• 0 a 5 pontos (Criatividade)
Não precisam se preocupar, assim como vocês eu também posso errar, por isso pequenos erros serão tolerados.Distribuição de Pontos para a Aula:
Eu utilizarei um sistema diferente para pontuar minhas aulas, vocês receberam notas de 0 a 10 em cada uma de minhas aulas, elas serão dadas com base nas aulas, nos trabalhos, nas atividades fora de sala e etc. Ao final das 4 aulas aplicadas será feita uma média e então será dada a nota final.
O sistema de notas que utilizarei será o seguinte:
• O = Ótimo (Aprovado, deve continuar para NIEM.) – 10 pontos.
• E = Excede Expectativas (Aprovado, deve quase sempre continuar para NIEM.) – 8 a 9 pontos.
• A = Aceitável (Aprovado, raramente continua para NIEM.) – 6 a 7 pontos.
• P = Passável (Reprovado, deve repetir matéria.) – 5 pontos.
• D = Deplorável (Reprovado, não deve receber crédito por NOM.) – 3 a 4 pontos.
• T = Trasgo (Reprovado, com distinção. Mais de um T pode significar uma recusa em outros NIEMs.) – 0 a 2 pontos.
Obs.: O método para arredondamento será definido pelo professor.Dúvidas e/ou sugestões para as aulas envie MP
Narração | Victor |