Transfiguração – Feitiços & Criação e Desaparecimento
O dia amanheceu de forma linda e límpida, acordei e me sentei na cama, observando através da janela o belo nascer do Sol, me perguntei como seria o dia, talvez menos agitado do os outros, me levantei da cama, caminhei até a janela e me apoiei nela, observando o amanhecer. Aquela manhã estava, segundo o que eu observava através da janela, excelente para uma aula de transfiguração, dei uma leve olhada no horário que estava sobre meu criado mudo, notei que tinha vinte minutos para fazer tudo o que tinha para fazer, antes de ir para sala de aula, me apressei e vesti uma camisa social branca, jogando um casaco de couro marrom por cima, como já usava uma calça da mesma cor do casaco, deixei assim mesmo.
Ao contrário da demais manhas, naquela, eu quase não tinha fome, então decidi passar na sala dos professores e pegar um grande copo de café e alguns biscoitos, evitando descer mais e encarar o Salão Principal, lotado e barulhento, àquela hora da manhã. Depois daquilo não demorei muito para chegar a sala de Transfiguração, abri a porta e fiz um gesto com a varinha para que as cortinas se abrissem e as velas se acendessem, queria um pouco de luz no lugar, depois me sentei e aguardei a chegada dos alunos.
Os alunos do primeiro ano foram entrando, aguardei a entrada de todos os alunos, eles foram entrando pouco a pouco, mas por fim todos os alunos já estavam sentados em suas respectivas carteiras, aguardei mais um minuto, deixando-os conversar entre si, no entanto quando me levantei todos os alunos pararam de conversar, começando a me olhar, aguardando o início das aulas.
- Hoje falaremos, inicialmente, sobre Criação e Desaparecimento... - sorrio e encaro a turma - Dentro do bloco de criação e desaparecimento, encontram-se as práticas comuns de conjuração, desaparecimento, ilusionismo e duplicamento. A conjuração nada mais é do que o ato ou efeito de fazer surgir objetos espontaneamente. – começo a andar entre os alunos - É impossível criar um objeto do nada, toda criação está atrelada a presença de átomos para se formar a matéria do objeto desejado. Quanto maior a massa e a complexidade estrutural do objeto, maior será a dificuldade de se conjurar um objeto, o que é explicado pela Teoria de Vanderclaus. Muitos estudiosos consideram o desaparecimento o inverso da conjuração, ainda que outros conceituem o ramo como apenas uma das etapas para se conjurar um objeto. O ilusionismo, ou translucidação, consiste na criação de imagens, alteração de luz, profundidade, atmosferas, e a ocultação de objetos ou seres vivos.
Observo os alunos, a maioria apresentava uma cara curiosa, atenta, alguns não, pensei o quão tolos aqueles alunos eram, assim como D.C.A.T., transfiguração era uma matéria importantíssima para quem um dia almejava se tornar Auror.
- Lana Hawnins, famosa transfiguradora norte-americana, considera a animação de objetos inanimados um dos frutos do ilusionismo, visto o homem é incapaz de criar a vida, embora possa imitá-la ou torná-la uma ilusão. Por fim, o duplicamento está ligado, como a própria palavra denota, à ação de duplicar objetos, ou seja, tornar as sucessivas partes de um todo como iguais à peça que originou a duplicação. - sento-me em minha poltrona e aguardo os alunos terminarem de assimilar a matéria explicada, depois volto a falar - Bom alunos, quero que vocês respondam o seguinte questionário para esta aula.
Faço um movimento com a varinha fazendo as perguntas surgirem no quadro.
- Quadro 01:
- Atividade em Sala
1- O que é a Transfiguração e em que ela consiste?
2- Cite três exceções à Lei de Gamp.
3- A transformação é dividida em quantos gêneros? Quais são eles?
4- Faça um resumo sobre a história da Transfiguração.
5- Quais são os tipos de transfiguração e no que eles consistem.
- Assim que entregarem vamos partir para a parte prática da aula... E qualquer dúvida não hesitem em chamar.
Me ajeito na cadeira e começo a ler um livro de Medibruxaria que havia pego com a enfermeira de Hogwarts, assim que os alunos começam a terminar a tarefa decido continuar com a aula.
- Bom, abram o livro no capitulo sete.
- Livro de Transfiguração:
- CAPITULO 7 - TRANSFIGURAÇÃO (FEITIÇOS)
Feitiço de Comutação
Movimentos: duas leves sacudidas da varinha e um brusco movimento para baixo.
Efeito: Este feitiço simples, transfigura fósforos comuns em agulhas.
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço Conjuratório de Pássaros
Fórmula Mágica: '' Avis ''
Efeito: Conjura pássaros que agem conforme a vontade de seu produtor.
Relação de anos:
2° ao 3 °: Três pássaros
4° e 5°: Cinco pássaros
6° e 7°: Oito pássaros
-A espécie evolui conforme sua experiência adquirida com os anos-
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Corpóreo.
Feitiço Tonalizante
Fórmula Mágica: '' Corandio ''
Efeito: Pigmenta um objeto da cor desejada e pronunciada junto a fórmula do feitiço (lembre-se que o tamanho dos objetos aumenta conforme a experiência adquirida nos anos).
Cor do Lampejo: Cor selecionada na fórmula.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço Transmutacional
Fórmula Mágica: '' Veraverto '' (Feravertu)
Efeito: Este feitiço, tem o efeito de transformar animais, em cálices de água, com apenas três sacudidas da varinha. (para destransfigurá-lo, o movimento contrário do feitiço é suficiente.)
Cor do Lampejo: Dourado.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito
Feitiço Conjuratório Grâmineo
Fórmula Mágica: '' Orchideous ''
Efeito: Faz com que uma orquídea seja conjurada da ponta da varinha (a quantidade e a espécie de flor conjurada aumenta conforme a experiência adquirida ao longo dos anos).
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Corpóreo.
Feitiço Conjuratório de Serpentes
Fórmula Mágica: '' Serpensortia ''
Efeito: Conjura qualquer serpente
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Corpóreo.
Feitiço Desintegrador de serpentes
Fórmula Mágica: '' Vipera Evanesca ''
Efeito: Faz com que uma serpente conjurada ou em seu estado real seja disseminada
Cor do Lampejo: Dourado.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço Conjuratório de Aracnídeos
Fórmula Mágica: '' Araniasortia ''
Efeito: Conjura qualquer aracnídeo (lembre-se que a espécie e tamanho por conjuração evolui com os anos, como por exemplo: você está no primeiro ano e quer conjurar uma caranguejeira. Você poderá apenas conjurar uma aranha de jardim).
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Corpóreo.
Feitiço Transfiguratório de Pássaros
[b]Fórmula Mágica: '' Avifors ''
Efeito: Transfigura objetos em pássaros (lembrando que a espécie do pássaro evolui conforme a experiência dos anos).
Cor do Lampejo: Avermelhado.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço Diminuidor
Fórmula Mágica: '' Reduccio ''
Efeito: Faz com que um objeto diminua consideravelmente (lembre-se que o tamanho do objeto transfigurado diminui conforme a experiência adquirida ao longo dos anos).
Cor do Lampejo: Dourado.
Classificação: Transfiguração.
Feitiço Conjurador de Enxame
Fórmula Mágica: '' Abelharus ''
Efeito: Parecido com o feitiço avis, esse feitiço faz com que da ponta da varinha seja conjurada um enxame de abelhas. Elas atacam humanos com facilidade, por isso, quem utilizar esse feitiço, deve tomar muito cuidado. O bruxo que conjura as abelhas não tem total controle sobre elas, a não ser que use o feitiço Oppugno. Porém, não demore muito para usá-lo, ou as abelhas atacarão, instintivamente, quem estiver mais perto delas.
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Neutro.
Tipo: Corpóreo.
Feitiço Destransfigurante Animalesco
Fórmula Mágica: '' Homorfo ''
Efeito: Cancela a forma animal do animago, fazendo-o voltar a forma humana.
Cor do Lampejo: Prateado.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço de Transformação em Coelhos
Fórmula Mágica: '' Lapifors ''
Efeito: Transfigura um objeto de pequeno ou médio porte, como uma pedra ou uma mesa, em um coelho pequeno e comum.
Cor do Lampejo: Branco.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito.
Feitiço de Mutação Facial
Fórmula Mágica: '' Mutare Face ''
Efeito: Muda o aspecto do rosto da pessoa temporariamente.
Cor do Lampejo: Transparente.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Efeito
– Bem... Hoje farei uma introdução à Conjuração, que é a capacidade de “criar” objetos através da varinha. Bom, na idade de vocês, e eu não estou duvidando de ninguém, é consideravelmente difícil conjurar objetos com perfeição e é justamente por isso que foram elaborados feitiços de conjuração específica, capazes de criar objetos previamente determinados. Através de fórmulas mágicas e alguns movimentos, vocês podem criar flores, pássaros ou até serpentes. É assim chamada a Conjuração Simples.
Sorrio e volto para frente da sala, dou uma longa observada na turma, alguns alunos estavam dispersos, completamente aéreos ao que eu dizia, outros anotavam cada palavra, algumas vezes eu acreditava que eles anotavam até mesmo o que eu fazia, os alunos mais normais me observavam e anotavam o que julgavam necessário, sorri e continuei com a aula.
- Claro, bruxos mais experientes são capazes de criar objetos sem fazer uso necessariamente de uma fórmula. Esse tipo de encantamento é extremamente complexo, uma vez que exige do feiticeiro muita concentração e precisão. Ele não fica preso às limitações substanciais dos feitiços de Conjuração Simples, valendo-se apenas da sua criatividade e inteligência. Tal ramo da conjuração é chamado de Transfiguração Elementar, e só iremos estudá-lo a finco do quarto ou quinto ano em diante, isso dependerá do desenvolvimento de você em minha matéria.
Volto a caminhar entre os alunos, observando-os enquanto vejo qual o grau de atenção dos alunos a aula.
- Bom, que tal começarmos? Peguem todos as suas varinhas. O feitiço que irei lhes ensinar hoje é perfeito para se presentear alguém amado. Através dele, é possível conjurar um buquê de flores da ponta da varinha. Incrível, não acham? A fórmula mágica é ‘Orchideous’, e o movimento é relativamente simples, é necessário apenas girar a varinha duas vezes no sentido anti-horário.
Sorrio e mexo com a varinha, fazendo surgir no quadro as informações sobre o feitiço.
- Quadro 02:
- Feitiço Conjuratório Grâmineo
Fórmula Mágica: '' Orchideous ''
Efeito: Faz com que uma orquídea seja conjurada da ponta da varinha (a quantidade e a espécie de flor conjurada aumenta conforme a experiência adquirida ao longo dos anos).
Cor do Lampejo: Não possui.
Classificação: Transfiguração.
Tipo: Corpóreo.
- Agora, uma pequena demonstração do feitiço... Orchideous!
Giro a varinha duas vezes no sentido anti-horário e rapidamente um buquê de belas margaridas, com várias cores diferentes, brota de sua ponta, exalando um doce aroma silvestre. Recolho as flores com cuidado e entrego para uma garota da Corvinal que estava sentada na primeira fileira.
- Muito bem! Quero que todos pratiquem o feitiço sozinhos, atentos aos seus movimentos.
Me sentei e aguardei os alunos praticarem o feitiço, nenhum aluno conseguiu na primeira tentativa, mas foram conseguindo nas tentativas posteriores, alguns na segunda e os demais na terceira tentativa, assim que todos concluíram sorri e me levantei da cadeira.
- Informações aos Alunos sobre o Feitiço:
Ao efetuar o feitiço:
* Como fora falado no post, nenhum aluno conseguirá na primeira tentativa.
* Cada aluno deve descrever sua experiência lançando o feitiço de transfiguração.
* Nenhuma flor deverá ser igual a outra, logo se o primeiro a postar dizer que conjurou uma rosa, os demais alunos não poderão dizer que conjuraram rosas e assim por diante.
* Cada aluno poderá conjurar no máximo cinco flores.
- Muito bom... Bem, por hoje só ensinarei isso, quero que vocês escrevam dez centímetros de pergaminho a respeito da Conjuração Simples, descrevendo a sua utilidade para jovens bruxos. No mais, estão dispensados!
Me sentei e observei os alunos deixarem a sala, depois que todos se retiraram, fiz um movimento para fechar a porta e caminhei para o meu escritório.
- Trabalho:
- Critérios para a realização das tarefas:
1) A pesquisa deverá ser postada em spoiler na próxima aula, obviamente o aluno deverá colocar em seu post que ele deixa a pesquisa em minha mesa em algum momento durante a aula. Não adianta me enviar a pesquisa por “mp” ou postar a entrega da mesma em outro momento fora da próxima aula.
2) Para a pesquisa ser aceita deve ocorrer uma postagem na biblioteca mostrando que você realmente pesquisou sobre o assunto. Essa postagem na biblioteca deve ter o link em anexo no spoiler do trabalho.
- Informações Off:
- Critérios de Avaliação da Aula:
1) Desempenho no post: Isso não significa a quantidade de linhas, mas sim a qualidade do post e o aproveitamento da aula.
2) Desempenho na disciplina: O aluno não precisa ser nenhum gênio, porém, mostrando interesse e participação na aula, será bem avaliado.
3) Desempenho na disciplina²: Caso o aluno decida que a matéria de Voo, seja uma matéria cuja qual ele não se saíra bem (afinal, muitos alunos não são bons em determinadas matérias, podendo até mesmo receber a nota de “trasgo” ao final do ano), ele só precisa enviar uma mp informando-me isso, obviamente sua nota na matéria será ruim, porém ela não influenciará em seus pontos para a taça das casas.
4) Interação com colegas/professoras/etc. (opcional): São sempre bem vindas, porém nada que extrapole o senso comum.
5) Impressão do aluno sobre a aula (opcional): Isso é um pedido meu em particular, que o aluno, ao término do post, diga o que achou da aula. Isso é interessante para que eu possa avaliar se as aulas estão ou não no rumo certo, ou seja, se agradam ou não. (postar essa impressão em spoiler).
6) Qualquer crítica ou sugestão é sempre bem-vinda.Distribuição de Pontos para a Taça das Casas:
Eu darei até 10 pontos pela postagem, porém ela será avaliada da seguinte forma:
• 0 a 2 pontos (Estética)
• 0 a 3 pontos (Ortografia e gramática)
• 0 a 5 pontos (Criatividade)
Não precisam se preocupar, assim como vocês eu também posso errar, por isso pequenos erros serão tolerados.Distribuição de Pontos para a Aula:
Eu utilizarei um sistema diferente para pontuar minhas aulas, vocês receberam notas de 0 a 10 em cada uma de minhas aulas, elas serão dadas com base nas aulas, nos trabalhos, nas atividades fora de sala e etc. Ao final das 4 aulas aplicadas será feita uma média e então será dada a nota final.
O sistema de notas que utilizarei será o seguinte:
• O = Ótimo (Aprovado, deve continuar para NIEM.) – 10 pontos.
• E = Excede Expectativas (Aprovado, deve quase sempre continuar para NIEM.) – 8 a 9 pontos.
• A = Aceitável (Aprovado, raramente continua para NIEM.) – 6 a 7 pontos.
• P = Passável (Reprovado, deve repetir matéria.) – 5 pontos.
• D = Deplorável (Reprovado, não deve receber crédito por NOM.) – 3 a 4 pontos.
• T = Trasgo (Reprovado, com distinção. Mais de um T pode significar uma recusa em outros NIEMs.) – 0 a 2 pontos.
Obs.: O método para arredondamento será definido pelo professor.Dúvidas e/ou sugestões para as aulas envie MP
Narração | Victor |